Visita técnica ao Centro de Controle de Zoonoses de Lagarto

A Prefeitura Municipal de Arauá, através da equipe de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses do município de Arauá, nas pessoas da coordenadora Maria Aldira Oliveira Santos, a médica veterinária Rebeca Silva e o fiscal da vigilância Francisco Ferreira Cruz, em parceria com a Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, representada por Lucia Catherinne Oliveira Santos, Engenheira Florestal, fizeram uma visita técnica ao CCZ – Centro de Controle de Zoonoses de Lagarto, a fim de conhecer o seu funcionamento que tem se destacado no estado de Sergipe, pelo trabalho desenvolvido.
Durante a visita recepcionada pela equipe técnica e gerencial do CCZ – Lagarto, foram explanados os trabalhos desenvolvidos dentro dos programas que o controle de zoonoses abrange: Doença de Chagas, Esquistossomose, Leishmaniose Visceral e Tegumentar, Controle de Pragas Urbanas (animais sinantrópicos), Controle do Aedes aegypti (dengue, zika e febre chikungunya). O centro de zoonoses também conta com atendimento médico veterinário para controle populacional de cães e gatos, à população de baixa renda. Todas as ações consistem na realização de programas educacionais nas escolas e nas comunidades, mutirões, panfletagem, conscientizando a população da importância da harmonia entre os seres humanos e animais, visando a saúde de todos.
Eles contam com um quadro de funcionários que envolvem: coordenador de vigilância sanitária, gerente, supervisores, médico veterinário, agente de endemias, recepcionista, motorista, zelador, vigilante, funcionários da Funasa, biólogos e enfermeiros; toda a equipe passa por capacitações e atualizações constantes além de planejamento anual. E trabalham com o apoio das secretarias de obras e meio ambiente / agricultura do município de Lagarto.
Essa visita técnica foi enriquecedora para trazer ao município de Arauá, melhorias para a promoção da saúde pública garantindo o bem-estar físico e social da população; trouxemos a semente para implantar no município medidas de controle populacional de animais domésticos de pequeno porte, visando à diminuição dos cães errantes e a vulnerabilidade aos maus-tratos animal; e um elo de incentivo e apoio entre os municípios.

Arauá, 13 de março de 2019.
Rebeca Silva
Médica veterinária