Agosto Dourado

A Prefeitura de Arauá, por meio da Secretaria de Saúde realizou um trabalho de conscientização e incentivo à amamentação com palestras e distribuição de kits para gestantes e puérperas, em alusão ao Agosto Dourado, o evento contou com a participação do prefeito Fábio Costa e da Secretária de Saúde, Francielle Costa.
A primeira palestra foi da enfermeira Ely Cecília, que falou sobre a importância do valor nutritivo do leite materno, os benefícios que ele traz para a mãe e o bebê, de como as puérperas podem se ajudar na produção de mais leite, a maneira correta de higienizar os seios e ainda qual a melhor posição para amamentar seus filhos.
Na segunda palestra proferida pelo psicólogo Rafael Franco, houve uma importante abordagem sobre saúde mental, termo que está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções. Partindo dessa premissa, ele fez uma relevante interpretação sobre depressão pós parto, enfermidade presente em muitas realidades das mulheres que dão à luz, mas que muitas vezes demora a ser diagnosticada.
Falando ainda sobre saúde, houve a terceira palestra da Dra. Rosa, dentista, que em sua fala alertou sobre os cuidados de higiene que as mães devem ter com seus bebês mesmo antes de nascerem os dentes, e que devem também cuidar da sua saúde dental antes do parto e no pós parto, pois para que produza leite de forma saudável é importante estar com uma boa saúde bucal.
Para Francielle, essa é uma campanha que merece valorização e atenção já que o leite materno favorece uma boa formação ao sistema imune do bebê. “Seria maravilhoso se todas as mães pudessem oferecer o leite direto do seio ao seu bebê, amamentar não é só uma responsabilidade da mãe. Às vezes, a mãe sozinha quer muito, mas ela precisa do apoio para continuar seguindo em frente, e nós abraçamos essa causa”, destacou a secretária, reforçando às mães que procurem uma das orientações nas unidades de saúde para solicitar ajuda, se necessário.
Após as palestras houve a entrega dos kits pelas mãos do prefeito da secretária e dos servidores municipais.