História
Por carta de sesmaria de 5 de maio de 1596, em favor de Sebastião de Brito e Francisco Soares, foram doadas aos mesmos terras ao sul do rio Piauí, aí instalando-se com fazenda de gado, cultivo de cana e engenho de açúcar, daí por que são considerados os primeiros desbravadores da região. Pelo meado do século XIX, num vasto tabuleiro circundado por engenhos de açúcar, entre os rios Limoeiro e Arauá, território pertencente ao Município de Estância, instalaram-se em sítios alguns moradores. A prosperidade do lugar e influência dos senhores de engenho da região foram suficientes para criar ali mesmo, para comunidade, condições de vida econômica, social e política, tendo sido o referido agrupamento demográfico batizado por Arraial da Parida, por ficar à margem de um riacho do mesmo nome. Pela Resolução 510, de 22 de junho de 1858 foi criado o Distrito de Paz da povoação. Por iniciativa de Joaquim José de Góis, José Felix do Nascimento e Tibúrcio Manoel do Nascimento, foi construído na povoação o seu templo católico, cuja freguesia foi criada pela Lei nº 815, de 30 de abril de 1868, sob o orago de Nossa Senhora da Conceição de Arauá, mudando também o topônimo da povoação para Arauá. A resolução nº 848, de 9 de abril de 1870, elevou a povoação à categoria de Vila, desmembrando-a do Município de Estância. Pela Lei de 15 de dezembro de 1938 a Vila de Arauá foi elevada à categoria de cidade. Gentílico: arauaense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora da Conceição da Parida, pela resolução resolução provincial nº 678, de 08-06-1864.Pela lei provincial nº 815, de 30-04-1868, o distrito de Nossa Senhora da Conceição da Parida passou a denominar-se Nossa Senhora da Conceição de Arauá. Elevado à categoria de vila com a denominação de Arauá, pela lei provincial nº 848, de 09-04-1870, desmembrado de Estância. Sede na antiga vila de Arauá. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-02-1873. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alterações toponímicas distritais Nossa Senhora da Conceição da Parecida para Nossa Senhora da Conceição de Arauá. Nossa Senhora da Conceição da Arauá para simplesmente Arauá.
Geografia
Apresenta temperatura média anual de 24,6 °C e precipitação de chuvas média 863,3 mm/ano. O intervalo mais chuvoso é o de março a agosto (outono-inverno). O relevo do município de Arauá é tabular com planícies fluviais onde afloram as rochas cristalinas mais antigas. Os solos são argilosos (Podzólico Vermelho Amarelo Equivalente Eutrófico e Podzólico Vermelho Amarelo). A vegetação é de Campos Limpos e Sujos, Capoeira e Caatinga. O município está inserido na bacia hidrográfica do rio Piauí. Constituem rios da região, ainda o rio Arauá e o riacho Camboatá.
Economia
A economia do município tem como base a agropecuária. Na agricultura, há produção de laranja, limão, mandioca, manga, maracujá, abacaxi e tangerina. A pecuária explora a criação de bovinos, suínos, eqüinos, ovinos, existindo ainda criação de galináceos.